Efeito Estufa

Efeito Estufa

terça-feira, 31 de julho de 2007

Aquecimento global pode ter dobrado o número de furacões

Um estudo divulgado por pesquisadores americanos e contestado pelo governo de lá concluiu que o aquecimento global fez dobrar o número de furacões no atlântico norte.

Foram 100 anos de muitas transformações no clima. Os ventos ficaram mais fortes. A temperatura da água do mar se elevou 0,7°C em um século.

Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia e do Colorado concluíram que essas mudanças afetaram a formação de furacões. O número de tormentas teria aumentado desde a década de 80 e dobrado desde o começo do século passado. Só em 2007, a previsão é de nove furacões, cinco muito fortes.

A violência de furacões como o Katrina, em 2005, que matou quase duas mil pessoas e destruiu a cidade de Nova Orleans, teria como explicação o aquecimento global.

A Agência Federal de Estudos Climáticos contestou os resultados da pesquisa alegando que, no começo do século passado, não havia tantos recursos tecnológicos, como satélites, para medir as tormentas. Mas em um ponto, quase todos os cientistas concordam: a freqüência de furacões de grande intensidade tem se tornado cada vez maior.

Nenhum comentário: